Sessão solene comemora 20 anos da TV Comunitária

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta quinta-feira (07), às 19h, uma sessão solene para comemorar os 20 anos da TV Comunitária de Brasília. A sessão será na Sala das Comissões da CLDF e contará com a presença de um representante do Sinpro e do jornalista Beto Almeida.
Concretização de um sonho de várias entidades e militantes da área da comunicação de Brasília, a TV Comunitária dá à comunidade um espaço para expressar suas preocupações, ideias e apontar sugestões para um mundo melhor.
 
Histórico
A TV Comunitária de Brasília começou a operar no dia 13 de agosto de 1997, com base no artigo 23 da Lei 8.977/95, a conhecida “lei do cabo”. A legislação ganhou este nome por conceder o direito de transmissão somente a empresas de TVs por assinatura a cabo, via fibra ótica. Em 2011, a lei do cabo foi substituída pela Lei 8.485, que em seu artigo 32, inciso VIII, contempla o mesmo direito. Por ser um direito de acesso ao cabo, a TV comunitária de Brasília ocupa o Canal 12 na NET – única empresa de tevê a cabo no distrito Federal, com público estimado em um milhão de pessoas.
Desde 2009 a TV Comunitária voltou-se também para a cultura, com o lançamento do projeto “Pontão de Cultura TV em Movimento: Escola de Mídia Comunitária”. A missão do projeto, de acordo com a direção da emissora, é introduzir as formas de comunicação na era digital aos alunos do DF e entorno para que possam se tornar produtores e não somente consumidores de informação, exercendo assim, sua cidadania e seu livre direito de expressão, seguindo sempre princípios e valores éticos de igualdade, participação, representação da pluralidade e solidariedade.