GDF não paga 13º salário dos aposentados da Secretaria de Estado da Educação

Pela primeira vez, na história do Distrito Federal, o governo deixa de pagar o 13º salário dos/as aposentados/as na mesma data em que paga os/as professores/as e orientadores/as educacionais em atividade. Ou seja, nessa segunda-feira (21), pagou apenas o 13º salário dos/as professores/as e orientadores/as educacionais em atividade.
Ao não efetuar esse pagamento, o governo Rodrigo Rollemberg (PSB) aprofunda ainda mais o tratamento diferenciado que vem adotando com relação aos/às aposentados/as da Secretaria de Estado da Educação (SEEDF).
“É a primeira vez que o GDF trata os/as aposentados/as do magistério como se fossem uma subcategoria da secretaria”, denuncia Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos/as Aposentados/as do Sinpro-DF.
No entendimento da diretoria colegiada do Sinpro-DF, “o aposentado trabalhou uma vida inteira em prol da educação do DF e merece respeito, merece receber a sua gratificação natalícia no mesmo dia em que os professores que estão em atividade recebem”, afirma.
Sílvia afirma que o GDF está tratando os/as aposentados/as de forma diferenciada porque eles e elas não estão mais contribuindo com a educação, esquecendo que deram uma vida pelo magistério.
“Estamos percebendo que o governador Rodrigo Rollemberg está tratando os aposentados de nossa categoria como subcategoria e vale lembrar que nós, aposentados/as, continuamos a pagar a seguridade social e todos os impostos e temos o direito de sermos respeitados e tratados como todos/as os/as professores/as e orientadores/as educacionais que estão em atividade”, finaliza.