Após quase dois anos de atraso, GDF inicia pagamento de pecúnias a aposentados da Educação em 2016

Foi preciso muito empenho do Sinpro e da categoria, mas finalmente o GDF começou a realizar, nesta quinta-feira (17/8), o pagamento das licenças-prêmio convertidas em pecúnia a professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados. Neste lote – o segundo que o governo fez este ano e o primeiro a contemplar a categoria – foram respeitados os direitos dos aposentados no dia 15 de janeiro de 2016, totalizando 59 profissionais da Educação. Em 2017, até agosto, já foram publicadas cerca de 1.000 aposentadorias de professores/orientadores, a maioria com direito à pecúnia.
De acordo com a coordenadora de Assuntos dos Aposentados do Sinpro, Silvia Canabrava, o número de aposentados no ano passado, com direito a receber a pecúnia, é de 869. Vale lembrar que no acordo com o GDF que permitiu o encerramento da greve dos professores, em abril passado, está prevista a destinação de cerca de R$ 100 milhões para quitar esses passivos trabalhistas com os servidores públicos.
“Na última reunião com o Sinpro, o GDF se comprometeu a regularizar mensalmente o pagamento das pecúnias, sempre por volta do dia 25, porém sem especificar o número de beneficiados, pois isso vai depender do volume de caixa no momento”, disse a coordenadora.
Silvia adverte que a categoria deve manter a mobilização “não apenas em relação ao pagamento das pecúnias, mas a todos os direitos conquistados”.
Veja também:
>>> Campanha “Inativo é Quem Não Luta – Pelo pagamento das pecúnias”
>>> Nova campanha do Sinpro aborda luta dos aposentados pelo pagamento da pecúnia