Trabalhadores protestam contra reformas e preparam greve geral

Os/as trabalhadores/as brasileiros/as vão às ruas nesta sexta-feira (31) em protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista em andamento no Congresso Nacional, contra o golpe de Estado e outros ataques a direitos sociais.
A categoria docente em greve irá participar do Dia Nacional de Mobilizações e Lutas, chamado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.
A data marca o 31 de março de 1964, dia do golpe de Estado civil-militar que instalou no país uma ditadura que perseguiu e assassinou centenas de brasileiros/as que contestaram suas políticas autoritárias e privatistas.
No Dia Nacional de Mobilizações e Lutas, a CUT e as Frentes farão um paralelo entre o golpe de 1964 e o de 2016. O objetivo é denunciar o golpe de Estado em curso, que, dentre vários prejuízos para o país, tem investido e operado para eliminar direitos da classe trabalhadora.
Serão realizadas atividades de protesto em todo o Brasil. Em algumas cidades, o dia será marcado por atos públicos e, em outras, como o Distrito Federal, será feita panfletagem. A distribuição de panfletos com esclarecimento à sociedade sobre o golpe em andamento.
De manhã, será feita panfletagem em 16 cidades do DF e do Entorno e, a partir das 16h, a atividade será realizada na Rodoviária do Plano Piloto, em que se buscará conversar com a população.
A ideia é fazer a panfletagem e estabelecer um diálogo com os/as trabalhadores/as sobre a reforma da Previdência, trabalhista e mobilizá-los para a greve geral no dia 28 de abril. O Dia Nacional de Mobilizações e Lutas é um pontapé inicial para uma série de atividades que culminarão com a greve geral.
“Toda a classe trabalhadora está sob a ameaça de perdas de direitos, quer seja pela reforma trabalhista quer seja pela da Previdência. Para barrar o retrocesso em curso no Brasil, só organizando uma greve geral e indo à luta”, diz Rodrigo Rodrigues, secretário geral da CUT Brasília.
Locais de concentração
A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que a panfletagem na manhã desta sexta-feira é atividade da greve e que os/as professores/as em greve deverão se dirigir para os locais de concentração nas cidades em que trabalham e seguir as orientações do comando de greve.
E lembra que, na semana passada, a classe trabalhadora sofreu um grande golpe com a aprovação do PL 4302/98, que legaliza as subcontratações e retrocede a legislação trabalhista ao período escravagista. Em razão de tantos ataques, tanta usurpação de direitos duramente adquiridos, o Sinpro-DF participará da atividade chamada pela CUT a fim de construir e fortalecer a GREVE GERAL, prevista para o dia 28 de abril.
As entidades sindicais e movimentos populares, convocados pela CUT Brasília, farão panfletagem nas regiões administrativas do DF, nos municípios do Entorno e em pontos estratégicos de Brasília para esclarecerem à população o quanto as medidas do governo ilegítimo de Michel Temer são prejudiciais a todos e todas.
A panfletagem nas cidades começará a partir das 7h30. Confira os pontos de concentração a seguir:
➡ ÁGUAS CLARAS:  Estação Arniqueiras do Metrô
➡ BRAZLÂNDIA:        Praça do Laço
➡ CEILÂNDIA:            Estacionamento do BRB – Ceilândia Centro
➡ CRUZEIRO:             Estacionamento da Feira Permanente
➡ GAMA:     CEM 02 – Entrequadras 27/36 – Setor Central
➡ GUARÁ:   Estação do Metrô Feira do Guará
➡ NÚCLEO BANDEIRANTE:  CEM-NB 01 – 3ª avenida – Praça Oficial
➡ PARANOÁ:             Avenida Principal – em frente ao Restaurante Tradição Mineira
➡ PLANALTINA:        Centrão  – CED 01 de Planaltina
➡ RECANTO DAS EMAS:        Em frente ao Giraffas da Quadra 103
➡ SAMAMBAIA:       Feira da Quadra 202 – Samambaia Norte
➡ SANTA MARIA      : EC 215 – Em frente ao Shopping de Santa Maria
➡ SÃO SEBASTIÃO: CAIC Unesco – Quadra 5
➡ SOBRADINHO:      CEM 01 – Ginásio de Sobradinho
➡ TAGUATINGA:      Praça do Relógio
Outros pontos de concentração:
➡ VALPARAÍSO:        Praça da Etapa A – Valparaíso I – 9h
➡ SÃO JOÃO DA ALIANÇA:  Em frente à Prefeitura – 9h