24 de janeiro: hoje é dia de homenagear os aposentados!

Hoje, 24 de janeiro, é o Dia do Aposentado e nada mais justo do que homenagear nossas professoras e professores aposentados e agradecer aos anos de serviço prestados por eles. Sabemos que a aposentadoria é consequência de uma vida produtiva e longa. Envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver e aproveitar a sabedoria adquirida ao longo de uma bela trajetória.
Por isso, a Diretoria Colegiada do Sinpro-DF parabeniza cada um de nosso aposentados filiados, pela disposição de continuarem unidos, somando esforços para que a categoria se torne cada vez mais forte. Aproveitamos para lembrar a todos que o professor de hoje é o aposentado de amanhã e que todos somos responsáveis não só pelo bem estar individual, mas pela força viva de nossa categoria.
A importância das professoras e professores aposentados se traduz no trabalho atuante do Sinpro, na elaboração de ações que busquem assistência jurídica, na mobilização e valorização dos aposentados, na defesa de seus interesses e direitos, na promoção de cursos e eventos, nas ações voltadas ao crescimento da categoria e na preocupação permanente da Diretoria Colegiada juntamente com a Secretaria para Assuntos dos Aposentados.
Aproveitamos para agradecer a confiança em nós depositada e desejar que as relações se renovem. Estaremos sempre dispostos a seguir lutando pelos direitos de todos os aposentados, pela valorização da categoria, por reajustes salariais, pela conservação dos benefícios adquiridos e pela melhoria da nossa carreira. Parabéns a todos os aposentados por sua vida de luta!
Por que 24 de janeiro?
Nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes (embora pontuais), como primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves. O Dia do Aposentado foi instituído pela Lei 6.926/81, quando também é comemorado o Dia da Previdência Social.