1.688 professores convocados: vitória da luta, vitória da educação pública

foto nomeacao
Na manhã deste sábado, 2, o governador Agnelo Queiroz anunciou em primeira mão à comissão de negociação do Sinpro a convocação de 1.688 professores do concurso de 2010. Segundo o governo, a lista será publicada neste domingo no jornal Correio Braziliense e no Diário Oficial do DF da segunda-feira .
Os profissionais são de 29 especialidades consideradas as mais carentes  na capital federal. O principal reforço será para áreas como Atividades, Língua Portuguesa, Matemática e Inglês. Logo após comunicar a nomeação à comissão de negociação, Agnelo concedeu entrevista coletiva e afirmou que essa é uma reivindicação antiga da categoria, a de substituir professores temporários em carência definitiva por professores concursados.
Realmente essa é uma das principais bandeiras do Sindicato: combater a precarização da profissão nas escolas públicas; e sempre denunciamos o número excessivo de contratos temporários na rede ocupando carências definitivas.  Acreditamos que um dos primeiros passos para uma educação pública de qualidade é um corpo docente do quadro da carreira, para garantir continuidade do processo pedagógico. Sem dúvida a contratação de um número significativo de profissionais neste início de ano é uma grande vitória da luta da categoria.
EMOÇÃO
Assim que saíram do Palácio do Buriti os membros da comissão de negociação se dirigiram à Eape, onde professores concursados e a diretoria do Sinpro estavam reunidos para articular uma mobilização pela nomeação. Foi com muita emoção (alguns não seguraram o choro) que receberam a informação da nomeação e publicação dos nomes no Diário Oficial. O secretário de Educação Denilson Costa e da Administração, Wilmar Lacerda foram ao local fazer a comunicação.
Vamos continuar mobilizados e esperamos que esse sinal de respeito às nossas reivindicações permaneça durante o processo de negociação da nossa campanha salarial.
O Sinpro dá as boas vindas aos novos companheiros e companheiras, na certeza de que estaremos juntos ainda mais na luta por uma educação de qualidade.
Clique aqui e veja o número de nomeações por área de atuação.