16º Curso Anual do NPC reflete sobre o poder da mídia no século 21

O 16º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação vai acontecer de 24 a 28 de novembro de 2010 , no Centro do Rio de Janeiro. O tema do encontro deste ano é “O poder da mídia no século 21”. Está confirmada a presença do escritor paquistanês Tariq Ali , conhecido mundialmente por seu ativismo social e uma das presenças mais marcantes do Fórum Social Mundial, no Brasil. Tariq Ali fará uma Conferência no primeiro dia do Curso, dia 24, a partir das 19h. O jornalista, escritor e romancista paquistanês é crítico ferrenho da política externa dos Estados Unidos e escreveu mais de doze livros sobre história mundial e política. Dentre os publicados no Brasil estão Fidel Castro: as Declarações de Havana (Ed. Zahaar), A Nova Face do Império (Ediouro), O Poder das Barricadas (Boitempo) e Piratas do Caribe (Record), este último sobre o governo de Hugo Chávez e a esquerda na América Latina.

Além dele, serão palestrantes Dênis de Moraes, Venício Lima,
Laurindo Leal, Beto Almeida, Raquel Rolnik, José Arbex Jr., Hamilton
Octavio de Souza, Altamiro Borges, Roseli Goffman, Anibal Oruê
(Paraguai), Delfin Arias (Bolívia), Renato Rovai, Bia Barbosa, Ivan
Pinheiro e outros comunicadores, professores e militantes de todo o país para pensar a comunicação em suas diferentes formas. Nossa intenção é mais uma vez reunir sindicalistas, jornalistas, estudantes e pensadores da Comunicação do Brasil e da América Latina.

Na pauta, reflexões desde a linguagem, passando pela pauta, o projeto gráfico, a fotografia, a charge, as redes sociais, o mundo da nternet, a relação da imprensa dos trabalhadores com a África, a criação da hegemonia político-cultural dos Estados Unidos e, obviamente, o mundo do trabalhador. Também falaremos sobre a relação entre mídia e violência, o futuro dos jornais, a imprensa brasileira e as eleições deste ano, além de experiências concretas da comunicação popular e sindical. No domingo, dia 28, haverá exibição do filme Ao Sul da Fronteira , dirigido por Oliver Stone, seguido de debate com João Pedro Stédile e Vânia Bambirra.

Inscrições abertas

As inscrições para o 16º Curso Anual do NPC já estão abertas. O público do NPC é composto por sindicalistas, jornalistas e moradores de favelas e ocupações. É importante que aqueles que nos acompanham desde os primeiros cursos nos sinalizem sobre a intenção de vir também neste ano para que façamos reserva. Devido à abrangência da programação a procura poderá ser grande por outros setores além daqueles que sempre vêm ao cursos. As inscrições feitas até o dia 15 de outubro têm 5% de desconto. Estudantes de Comunicação têm desconto, desde que apresentem declaração da universidade.

Notícias sobre o curso estão sendo atualizadas diariamente no blog: http://blogdonpc.wordpress.com . Outras informações pelos telefones (21)2220-4895 e 2220-5618, ou então pelo e-mail npiratininga@uol.com.br