14ª Plenária Estatutária aprova realização de pesquisa para fortalecer ação sindical

Para fortalecer a ação sindical e desenvolver a luta em sintonia com as necessidades da classe trabalhadora, a CUT necessita conhecer bem a estrutura e funcionamento dos sindicatos filiados, assim como conhecer suas capacidades, dificuldades e possibilidades de sua base. Esta é uma forma de avaliar e afirmar a estratégia política da Central.
Com base nessa premissa, para diagnosticar a situação e apontar os rumos a serem seguidos, o secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, propôs a realização uma pesquisa junto a todas as entidades filiadas, abordando questões como estrutura e prática sindical (sindicalização; negociações coletivas); OLT; realização de atividades de formação; a oferta de serviços e benefícios aos associados; debate a respeito das questões de gênero, juventude, raça; realidade financeira das entidades, entre outras.
A proposta foi aprovada pelos delegados e delegadas das 90 entidades filiadas na 14ª Plenária Estatuária da CUT Brasília, realizada de 29 a 31 de maio, no Núcleo Bandeirante. De acordo com Jacy Afonso, nos últimos 15 anos o mercado de trabalho mudou e é preciso que os sindicatos acompanhem essas mudanças, reorganizando a forma de trabalhar.
Para tanto, conforme a proposta aprovada, essa pesquisa deve ser elaborada já no segundo semestre de 2014 e aplicada no primeiro semestre de 2015. “Os resultados, inclusive, devem servir de subsídios para os debates do XII Congresso Nacional da CUT”, enfatizou Jacy Afonso.
>>> Clique aqui e leia artigo de Jacy Afonso sobre o tema
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília