IX Concurso de Redação e Desenho do Sinpro


 
Fonte de vida e recurso necessário para a sobrevivência de toda a cadeia humana, a água é um bem natural, vital, insubstituível e imprescindível para a humanidade. Apesar de tanta importância, este recurso tem sido utilizado de forma errada, o que tem impedido sua disponibilidade de uma forma sustentável para todos. Fatores como o desperdício, a poluição e a forma incorreta que muitas vezes a utilizamos nas cidades e no campo tem colaborado com a exclusão social, a pobreza e o acesso democrático à água.
A temática tem ganhado importância na pauta mundial, resultado disto é a realização do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) em março de 2018, em Brasília, que buscará ampliar a defesa da água como direito para os mais amplos segmentos da sociedade, unificando a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar o recurso em uma mercadoria. O Fórum ainda debaterá outros temas centrais, tais como a defesa pública e o controle social das fontes de água; o acesso democrático à água; a luta contra as privatizações dos mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos; serviços públicos de água e saneamento; políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, fatores que garantam o ciclo natural da água em todo o planeta. Paralelo ao FAMA acontece, também em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, que abordará os rumos da gestão da água no mundo.
É diante deste cenário e com esta grande preocupação que o Sinpro lança o IX Concurso de Redação, que em 2018 trabalhará com o tema Água: sede de viver, sede de sobreviver. As inscrições estarão abertas no site do sindicato a partir do dia 15 de fevereiro para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, que poderão debater a temática na forma de redação ou desenho. A partir deste contexto os inscritos poderão sugerir formas conscientes para gerir os recursos hídricos; propor maneiras de diminuir as desigualdades em seu repasse e no acesso à água tratada; promover seu uso de uma forma sustentável e, principalmente, encontrando soluções para acabar com a má utilização desta fonte, da qual brota a vida.
Mais detalhes serão divulgados em nossa página a partir do dia 5 de fevereiro.